Pousada Bahia Bonita

Patrimônio histórico e cultural: capoeira representa a identidade e diversidade brasileira

Pousada Bahia Bonita

O nome “capoeira” vem do tupi, que significa ‘mato que foi’, ‘vegetação rasteira’ ou ‘mata que foi cortada’. Era exatamente em um local assim que os negros escravizados trazidos da África desenvolveram uma forma de lutar contra a opressão e castigos dos senhores de engenho. A proibição de lutas violentas levou-os a adaptar os movimentos e cantos da África, fazendo tudo parecer uma dança, usando as pernas e os braços.

A mistura de arte marcial, cultura popular, dança e música compõe a capoeira. Diferente das artes marciais que conhecemos hoje, a capoeira tem como elemento principal a música. Em uma roda de capoeira, é preciso tocar instrumentos, como o berimbau, atabaque e agogô. Essa mescla de gingado e movimentos ritmados de ataque e contra-ataque entre os jogadores faz da capoeira algo muito bonito de se ver.

No final de julho, de 24 a 29, centenas de capoeiristas dos 4 cantos do mundo se encontraram em Arraial d’Ajuda para a 8ª edição do Encontro Mundial de Capoeira Sul da Bahia. A programação contou com palestras, cursos, workshops, troca de cordas, apresentações e shows artísticos. O principal objetivo é reunir diferentes grupos e estimular a troca de experiências e conhecimentos.

Em Trancoso é possível praticar e fazer aulas de capoeira com o Mestre Bimba, na Capoeira Regional. Já na Casa de Cultura quem comanda a capoeira são o professor Diney e Mestre Railson, integrantes da Escola de Capoeira Sul da Bahia. As aulas acontecem as segundas, quartas e sextas em diferentes horários, para adultos ou crianças.

Os praticantes e admiradores da capoeira frequentemente se encontram no histórico Quadrado de Trancoso para apresentações, música ao vivo e confraternizações. Um verdadeiro espetáculo de cultura e história a céu aberto.

Fotos: Facebook Capoeira Sul da Bahia Trancoso Mestrando Diney

Pousada Bahia Bonita
Grupo Broad
10 de August de 2018

Viva a maior experiência da sua vida conosco!