Saia do agito e reponha as energias em Caraíva

Pousada Bahia Bonita

Já ouviu falar de Caraíva? Uma pacata vila de pouco mais de 500 habitantes localizada no extremo sul da Bahia, no município de Porto Seguro, convida você para trocar a loucura das grandes metrópoles pela experiência no paraíso que tem como protagonista a natureza.

O trajeto que leva você até lá requer um pouquinho de paciência. Partindo de Trancoso, os pouco mais de 30 km de uma estrada de chão garantem a preservação do local e impedem que o turismo de massa invada de vez o vilarejo. Porém, não se desespere! A viagem é recompensadora demais! Pode confiar.

Por lá, nada de carros, ônibus ou motos. Estacionamentos privativos às margens do rio estão à sua disposição para você não se preocupar. A aventura começa com uma pequena e rápida travessia de rio a bordo de uma canoa. Isso mesmo! Pequenos barcos de madeira remados pelos próprios nativos, em sua maioria, indígenas.

No desembarque, já é possível notar a energia que paira pelo ar. Até mesmo o tom de voz deve ser mais baixo e as pessoas se cumprimentam mesmo sem nunca terem se visto antes. Tudo conspira a favor em Caraíva. As ruelas de areia fofa exigem um pouquinho de preparo físico para se locomover. Caso contrário, você pode alugar “táxis” conduzidos por jegues e seus “motoristas”. Mais simples e rústico impossível!

Banhada pelo Rio Caraíva, esta península reserva ótimas surpresas. Uma delas é o encontro do rio com o mar. A prainha da Barra, recebe diariamente visitantes para um renovador e relaxante banho. Alguns quiosques à beira do rio comercializam bebidas e petiscos, além de estrutura com cadeiras e espreguiçadeiras. Por falar em estrutura, a vila possui “pousadas de charme” com excelentes acomodações, algumas casas para alugar e até mesmo campings para acampamento.

Na gastronomia, o forte mesmo são os pratos com frutos do mar pescados lá pelos próprios moradores. Experimente o famoso “pastel de arraia” no Boteco do Pará, localizado às margens do rio. Acompanhado de uma pimentinha caseira e uma cerveja gelada, só de falar já dá água na boca! Uma bebida típica também é muito consumida por lá. O Netuno, que tem como base o gengibre, vale a pena experimentar. Uma dica: beba beeeem gelado, tá!

Sua vida noturna é uma experiência única! Há quem diga que o céu de Caraíva é o mais estrelado do mundo. Beleza à parte, uma coisa é certa. A noite por lá é fantástica! Tudo isso ao som do tradicionalíssimo forró pé de serra. Pequenas casas noturnas se revezam no fim de semana com apresentações de grupos de forró. A pista de dança ferve com o som da zabumba, da sanfona e do triângulo e o arrasta pé de casais apaixonados!

Poderíamos passar horas aqui falando de Caraíva. Muito do que o seu povo e seus costumes transmitem se refletem na beleza e na natureza do lugar. Pare agora o que está fazendo! Reserva já alguns dias de férias e venha conhecer esse paraíso. Você vai se surpreender!

Pousada Bahia Bonita
Grupo Broad
08 de April de 2019

Viva a maior experiência da sua vida conosco!